Promove a inclusão digital de alunos do Ensino Médio, através do acesso cidadão e democrático às tecnologias digitais, visando o desenvolvimento da qualificação profissional no contraturno escolar, com vistas à preparação para o mercado de trabalho, e superação da vulnerabilidade social na cidade de Manaus e demais municípios da região metropolitana.
Este projeto, de grande alcance social, permite que alunos do Ensino Médio de diferentes bairros periféricos de Manaus, possam ter acesso a inclusão digital, através de cursos dinâmicos de computação básica, gráfica e modelagem 3D, dando-lhes acesso á uma nova oportunidade no mercado, a partir do manuseio dos computadores, ferramentas e softwares. O Objetivo não é apenas ensiná-las a usar o computador, mas melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade. A importância deste projeto se deve á necessidade urgente da democratização do acesso à tecnologia disponível, de forma a promover a integração entre educação, tecnologia e cidadania, visando a transformação social, pois o analfabetismo digital, ao afetar a capacidade de aprendizado, a conectividade e a disseminação de informações, gera consequências em todos os campos da vida do indivíduo.
Este projeto pretende ultrapassar a visão tradicional de inclusão digital, que se assenta na interpretação de que incluir digitalmente é colocar computadores na frente das pessoas e apenas ensiná-las a usar os programas básicos, Word e Excel. As atividades a serem realizadas irão ser direcionadas para as noções básicas do uso do computador, mas a ênfase, será no ensino de como o aluno poderá ganhar dinheiro e melhorar suas condições de vida com o uso do computador. O uso dos notebooks tem a dinâmica necessária para receber diversas ferramentas e softwares, com a necessidade de alta capacidade de processamento, e fácil manuseio operacional.
A definição do Público Alvo de alunos a partir de 14 anos que estejam cursando as séries finais do Ensino Médio, se justifica em função da lei A Lei 10.097/2000 que afirma que empresas de médio e grande porte devem contratar adolescentes com idade entre a partir de 14 como aprendizes. A capacitação destes alunos, abrirá oportunidades de trabalho e renda, e possibilidades de trabalho efetivo no futuro.
Nossa missão tem sido de apoiar adolescentes, jovens, adultos, mulheres e famílias em situação de vulnerabilidade na defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida através de ações preventiva e de promoção humana. Nossa relação com objeto desta parceria está calcada no trabalho já desenvolvido e apresentado em nosso portfólio de projetos e no alinhamento às políticas públicas de promoção da cidadania, justiça e educação, desta forma, a visão do projeto PROMAZON - Programa Amazônia de Inclusão e Desenvolvimento Digital na Educação, detalhado nesta proposta, é ser referência em iniciativas de inclusão social e digital, bem como na promoção da cidadania na Cidade de Manaus e regiões metropolitanas. Tendo como cenário o grande desafio acima destacado, espera-se concatenar esforços de forma articulada na tentativa de colaborar com o desenho de uma nova trajetória cheia de possibilidades e desafios positivos para os estudantes nessa região. A informática será o instrumento para resinificar a vivência de uma realidade tão marcada pela exclusão, dando oportunidade de acesso à realidade digital que se vive atualmente. Ao mesmo tempo que perseguimos objetivos, com metas e resultados bem claros e concisos, abrimos, com essa iniciativa, uma possibilidade que, muitas vezes foi negada até hoje a esses alunos: a possibilidade de se reconhecer como sujeito de direitos e conhecer algo novo e diferente que lhes permita, antes de tudo, sonhar.
Comments